O Overlei

O Overlei é um não-coletivo: uma plataforma para troca de idéias e desenvolvimento individual de processos artísticos. Ilustração, foto, grafite, texto, design, instalação e pintura: cabe tudo no barco e todo tipo de expressão é bem vinda!

20090930

.Mandala Azul.

Oi gente! Eu sou a Renata.
Não me apresentei no post anterior porque me epolguei demais para os deveres sociais.
Primeiro, agradeço à atração (manifestada através de Victor Meira ;)) que me trouxe até esse coletivo maravilhoso de artistas/pessoas incríveis.
Segundo, sobre o que eu faço: eu busco. Assim como todo mundo.
E as mandalas tem me sido um ótimo caminho metafórico pra entender a vida.
Nelas, as coisas se entrelaçam, dão lugar a diversas outras coisas, tiram e colocam espaço e estão sempre em movimentação. São uma fatia do tempo. Como a gente. Como a vida.

E aqui vai uma de minhas conversas com a vida: a Mandala Azul.








Beijos,amigos!

Processo XiloMitósico.


Mitose é o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomas entre duas células filhas. Este processo dura, em geral, 90 a 120 minutos e é dividido em quatro etapas: Esboço, entalhamento na Matriz, Gravação em papéis diversos e Postagem no Overlei.
(Wikipedia)

Essas foram as células que se multiplicaram nas aulas de Fundamentos da Gráfica.
Enjoy :)



Todas juntinhas.


Mamãe Matriz.

Na primeira tentativa, fui usar a prensa, obviamente. Mas aí descobri que é incrivelmente sem graça imprimir assim, do jeito padrão, só com a prensa. Ficou meio que parecendo um xerox,não sei...faltava algo.


Daí descobri a maravilha da COLHER! Ir riscando toda a superfície até obter o resultado que quiser. A tinta sai bem mais forte, e dá pra pirar nos rabiscos. Eu fiz isso :) como vocês vão notar nas próximas.









E a que eu gostei mais-mais :)



Então, comofaz?
Comprem um MDF (uns R$3,00), ou outro tipo de madeira mais mole (mais fácil de entalhar), peçam um jogo de goivas emprestado (porque é meio caro :P), passem uma tinta bem oleosa em cima do seu desenho, bote o papel em cima, raspe ou coloque numa prensa e seja feliz!
Demora muito pra secar, viu. Se puder comprar aqueles pózinhos pra secagem amis rápida de tinta, bão tbm!

Ah, e lembre-se de ter o desenho com luz e sombra bem acabadinho antes de passar pro MDF, pra não dar rolo na hora de entalhar. Muitos detalhes dificultam o processo.
Lembrem-se ainda de que a madeira que você retirar com as goivas será o local onde se dará a LUZ do desenho.

E um videozinho pra deixar tudo mais claro :D



beijos, amigos!

20090929

Tirinha

Sempre fui fan incondicional de quadrinhos, ta bom, não sou daqueles q tem coleções imensas, edições especiais e etc...
Porém, como todo ilustrador, adoro inventar personagens, e aqui estou estreando o Mundo Pombo!



Pois os ratos alados tem muito o q nos ensinar!

Abs, e pedrada nele!

20090928

Bear - Anna Anjos

Olá a todos! Esse é meu primeiro post aqui no Overlei e eu gostaria de divulgar uma ilustração que fiz recentemente; uma estampa que está ainda em votação no Camiseteria. (Para votar clique aqui).




Quem quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho pode acessar meu site (www.annaanjos.com) ou visitar meu blog (www.annaanjos.blogspot.com)

20090924

Hospício da Luzia - Daniel Semanas

Bom, galera, quase esqueci de postar, então mando uma anima experimental que eu ajudei a produzir na época do estúdio Mol. É um personagem inventado pelo meu camarada Daniel Semanas:

http://cargocollective.com/danielsemanas

Bom, eu apenas ajudei no cenário, montei no 3d e compus a animação 2d do Semanas.
É isso aí, desculpem o mau jeito.

20090922

Itinerantes.

Oi, pessoal, esse é o meu primeiro post aqui. Gostaria de dizer que estou adorando os trabalhos que estão aparecendo pelo blog, tudo muito foda mesmo e de ótima qualidade e já aproveitar para me desculpar por não comentar muito, é que infelizmente estou sem internet em casa...
Enfim, me chamo Aline Biz, mas todo mundo me chama de Biza, então fiquem à vontade. Estudo cinema e minha maior paixão é a fotografia.
Dentro da área de cinema, estou me especializando em direção de fotografia, mas também gosto muito de direção e montagem. Esse é um curta-documentário sobre a vida num circo itinerante que eu dirigi, fotografei e montei para um trabalho de terceiro semestre da faculdade.
Fiquem à vontade para dar suas pedradas!

[Infelizmente a qualidade está muito reduzida no youtube e eu não tenho um arquivo de vídeo aqui, mas dá para ter uma idéia...]

20090921

GRAFITTO É GRAFITTO.

Bom....primeiramente vou me apresentar....me chamo Felipe Arantes, mas praticamente só minha mãe sabe disso....pra todo o resto ou é Maka ou é Iskor.

Trabalho como diretor de arte em uma agência de publicidade em dias de semana, e religiosamente quase todos os fins de semana pinto paredes pela grande selva de concreto chamada são paulo.

Vou falar um pouco hoje sobre a dos fins de semana. =P

O termo grafitti sofreu tantas deturpações com o passar do tempo.....que cada um tem uma realidade sobre o que é grafiti, pixação, arte, muralismo....entre outros. Aos poucos vou tentando passar o que tenho pra mim, quanto ao significado, para todos esses nomes.

Mas uma coisa é fato: grafitti é na rua, e é ilegal. Todo o resto tem outro nome, menos grafitti.


------------------------------------------------


Vou falar pra vocês sobre um ocorrido no último passado (13/set). O ponto de encontro era o centro cultural, as 9hs da manhã.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u623512.shtml


Iríamos pintar a 23 de maio em protesto contra o cinza do kassab (caminhões da prefeitura que pintam de cinza grande parte da cidade - lei cidade limpa).

Eu esperava umas 30 pessoas, mas quando cheguei lá tinham 150! Muitos amigos queridos, muitas pessoas que nunca vi na vida, pessoas da velha guarda do grafitti.

150 pontos de vista, 150 motivações, 150 mensagens.









Descemos todos ao mesmo tempo, divididos em 2 grupos. Foi lindo de se ver, aquela gigantesca avenida repleta de gente a perder de vista, nos dois sentidos.

Quando chegou a viatura, o policial ficou uns 20 minutos olhando aquela situação caótica sem ter a mínima noção do que poderia fazer pra conter aquilo. Catatônico.






Nove pessoas foram detidas. Nenhuma teve a ficha suja, afinal, não poderiam fazer com que 9 pagassem por 150.


Pra polícia, foi uma demonstração de poder e organização.

Pra nós, foi uma grande celebração do grafitti, uma festa de gala.

Estar com os amigos, pintar e depois beber uma cervejinha e jogar conversa fora....dia completo.





Bom dia 21 a todos!!!!


Créditos para as fotos:


http://www.flickr.com/photos/siklo - (eu) =)
http://www.flickr.com/photos/luddista
http://www.flickr.com/photos/donaugusta

20090919

timo

Vou falar do timo.

Um órgão que fica do lado do coração, e até que parece com ele, mas a função é outra.
O timo faz parte do sistema linfático e é responsável pelos tais dos linfócitos, que por sua vez são responsáveis pela proteção do corpo contra os vírus e as bactérias.

Mas o mais engraçado é que é o único órgão do corpo humano que involui durante a vida. Vai se atrofiando enquanto a vida passa e é por isso que alguns o chamam de órgão vital. Em grego thýmos significa energia vital.

Além dos vírus e bactérias o timo também enfrenta nossos sentimentos. Quando estamos felizes ele aumenta de tamanho e o oposto também acontece. Pensamentos negativos e stress fazem com que o timo brigue com um inimigo inexistente, o que o deixa fraco e baixa a eficiência do sistema imunológico. Como dizem: baixou a resistência. Daí, além de puto você fica doente.

Dá pra ver que o timo é muito sensível à vida. Mas a glória vai toda pro coração, que na real é só uma maquininha que fica pulsando o dia inteiro. O sistema linfático não tem nem uma máquina dessas pra ajudar na circulação, vai na fé mesmo. E ainda segura a bronca do dia-a-dia.

Na escola agente nem sabia que existia um órgão assim, tão humano.
Talvez não ensinem isso por não saberem da importância dele, ou por não quererem relacioná-lo a um conceito espiritual "qualquer", como na Idade Média. Afinal, somos racionais.
Fui saber ha pouco tempo que ele fica bem no ponto de um dos chakras. Anahata, ou chakra cardíaco ( lá vai o coração de novo) tem sua energia correspondente no amor, na compaixão, no equilíbrio, na harmonia e paz.

Penso que o timo da gente que vive na cidade, em São Paulo principalmente, deve ser tão pequeno que nem percebemos mais ele. Passamos por cima dele, assim como passamos pela cidade sem perceber a vida.

Entendi que tinha um órgão em mim que eu não conhecia e que era o mais perto de mim mesmo que eu poderia chegar, só não sabia que ele era real. Alguém precisou tocar nele para que eu o percebesse. Mas àquela altura, o tal já não ia bem das pernas.

Isso.
Não me engano mais.
Não teve coração.
Eu a desejei do cerne do meu timo, num último suspiro do ínfimo de vida que havia nele.

Despertou e agora vem o trabalho de reanimar.
É ele que volta a pulsar.
















20090916

Toda Batida é um Rock

Como todos aqui, esse é meu primeiro post no overlei, e no meu caso, em um blog. Para os que não me conhecem, meu nome é Vidjai.... é... tipo VJ da MTV (viu Zeze). Sou recém formado na ESPM e achava que o que eu fazia era direção de arte. Hoje em dia, acredito que falte uma denominação adequada para o que eu e muito outros fazem. Não tenho preferência por página dupla, poster, web, TV, nem nada, o que eu gosto mesmo é do desafio de criar algo que, não importa o formato, faça sentido, que encaixe perfeitamente com uma situação, problema, ou o que quer que seja. Não apenas para clientes, sendo remunerado ou de graça, mas também na sala de casa, no carro, no futebol, o que eu valorizo é quem encontra uma solução inteligente, normalmente muito simples, para pequenas coisas, as grandes vem como consequência.
Na minha opinião o conceito está acima do acabamento, mas também um acabamento impecável é o mínimo. Embora o ideal sejam os dois juntos, o que acaba prevalecendo normalmente é apenas o segundo.
Meu primeiro post infelizmente tem um acabamento legal mas acho que perdi o conceito em alguma parte do processo. Espero postar uma coisa que seja mais perto do que eu escrevi acima nos próximos meses, mas esse mês será um trabalho antigo mesmo.
Muito podem já conhecer de aulas da Matuck, mas mesmo assim vou postar, vale as pedradas, talvez eu ache o conceito que encaixe no título (que não está bom, caso não dê para ler está escrito: "Tocar Rock 24h por dia não é explicado pela razão.") e deixe a peça mais perto do completo.
Ai vai....
A famosa página dupla.

Apesar de não ter muito talento para desenho, todas minhas peças começam com um rough. Não consigo começar alguma coisa que não seja com papel e rabiscos indecifráveis que só eu entendo. Claro que com clientes com prazos inexistentes para um trabalho de macaco só o computador resolve. Mas não é o mundo ideal. E assim segue o rascunho da peça:
Acredite.... isso é um rough da peça acima.

Depois de feito o coração e o fundo, é hora de imprimir e fazer as "curvas" de novo no papel.....
Era para o fundo ser preto e branco  mas acabou a tinta preta e ficou vermelho.... 


Por ultimo a seleção de elementos que iriam nas "curvas".
Descobri que algumas bandas ficariam difíceis de representar.


É isso, postei um pouco do processo porque concordo com alguns comentários feitos anteriormente de como é legal de conhecer o desenvolvimento da peça, pois cada um tem um jeito de fazer as coisas e é sempre interessante tentar entender.
Até o próximo mês!
Vidjai Rodrigues

20090914

Conforto

Aeee! Bom dia Brasil! Finalmente chegou a minha vez! :D Estava muito empolgada (e indecisa!) para esta primeira postagem.

Desde já digo que gosto de criar, mas ainda não encontrei uma plataforma definitiva, então vou testando e, a cada nova produção, me encontrando um pouco mais.
Gosto de tocar, de ouvir barulhos, de pegar nas coisas, sentir consistências, sujar as mãos de tinta. Nada como aparecer em uma festa de gala com as mãos sujas de nanquim. Ou ir trabalhar com o cotovelo verde (meu estado atual!). Artistas são assim mesmo, um povo sujo.

Pra mim a Arte tem relação direta com a verdade, que é preciso ser verdadeiro para criar algo que realmente toque o outro. Acredito nisso. O Novelli, com quem estudei desenho de observação, dizia que "o desenho bom são as formas que você capturou com verdade". Dizia que devíamos deixar de "representar" o objeto, aqueles formatos que estavam engessados na cabeça, para desenhá-lo como de fato o enxergávamos, com os olhos. O Tatá e a Rúbia, do Grupo de Teatro Tangerina, diziam que a atuação boa era aquela em que não estávamos tentando representar; que devíamos trazer do corpo a sensação já registrada e verdadeira.

Aí, divagando sobre todos esses ensinamentos que um dia quebraram meus paradigmas, fui chegando até aqui. Então hoje acho que a criação artística nada mais é do que a tradução das verdades, em múltiplos formatos. Mas essa, é claro, é apenas a minha verdade, individual.

E assim, deixo-os aqui com um desenho singelo, porém feito num momento de muita verdade.





Um grande abraço e até o mês que vem!

20090913

Last Night We Fought God

Fala galera,

Para o meu primeiro post aqui no Overlei estava preparando uma ilustra, mas acabou ficando em cima da hora e não ia dar tempo de deixar ela bacana.

Decidi então compartilhar um trampo que fiz já há um tempo, enquanto estava lendo "Humano, demasiado humano", de Nietzsche, mais precisamente o capítulo em que ele discorre sobre a vida religiosa.

Em paralelo, acabei me lembrando de uma poesia de Augusto dos Anjos, chamada "Psicologia de um Vencido". Augusto dos Anjos é sempre uma pedida um pouco depressiva, mas sempre achei interessante o jeito derrotado e hipocondríaco com que ele encara a vida e a sua própria fé religiosa.

Acabei pirando nas idéias dos dois e me inspirando numa arte bem livre,












Segue abaixo um trecho de um aforismo de Nietzsche sobre religião:

"119. Destino do cristianismo, - O cristianismo nasceu para aliviar o coração; mas agora deve primeiro oprimi-lo, para mais adiante poder aliviá-lo. Em conseqüência, perecerá."

"109. Sofrimento é conhecimento. - Como gostaríamos de trocar essas falsas afirmações dos sacerdotes, segundo as quais existe um deus que de nós exige o bem, que é guardião e testemunha de toda ação, todo momento, todo pensamento, que nos ama, que em toda desgraça deseja o melhor para nós - como gostaríamos de trocá-las por verdades que fossem tão salutares, calmantes e benfazejas como esses erros!... ...graças à evolução da humanidade, tornamo-nos tão delicados, suscetíveis e sofredores a ponto de precisar de meios de cura e de consolo da mais alta espécie; daí surge o perigo de o homem se esvair em sangue ao conhecer a verdade."

E aqui o soneto de Augusto dos Anjos, a pedido do Victão:

Psicologia de um Vencido

"Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância…
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme – este operário das ruínas -
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e á vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!"



Valeu pessoal, e até o próximo dia 13

20090909

Re-criação

Oi blogueiros! Hoje é um dia importante: meu primeiro post em um blog! Eu sempre tive muita vergonha de ter meu próprio blog, mas com vocês aqui eu não me sinto tão sozinha! Oba!
Mas vamos ao que interessa. Estou no processo de desenvolvimento de um portfolio de design que vá além do que o meu trabalho permite (sempre submetido às opiniões sem sentido de clientes e seus logos "oversized") e vou aproveitar a "pressão light" de ter que publicar trabalhos no Overlei para criar, criar e criar! Freedom!

Este trabalho foi o primeiro que criei fora da Meteoro, como designer "convidada". O cliente era uma loja-conceito que estava em sua primeira coleção, cujo tema era "As 7 virtudes capitais". A idéia era que cada designer convidado criasse uma idéia visual para as virtudes (integridade, equilíbrio, gentileza, tolerância, autenticidade, amor e criatividade), que seria então aplicada às mais diversas peças de papelaria. E qual foi a virtude que eu recebi!? Criatividade! Que sorte a minha...

Em conversas com a dona da loja chegamos à conclusão que seria legal reutilizar materiais considerados velhos e feios para criar algo novo e bonito e eu parti então para uma tarde de muita colagem. Os materiais que utilizei são basicamente jornal velho, papel colorido e cola. Fiz 4 estampas diferentes, escaneamos e aplicamos nos cadernos, caixinhas, marcadores de página, etc.


Este é um caderno pautado com lombada costurada.

Este é um caderno quadriculado, pequeno, com lombada costurada.

Aqui temos um porta-cartões e uma caixinha com a mesma faca de um maço de cigarro mas com papéis para pequenas anotações.

Pra vocês verem a estampa com mais detalhes.

E o mais legal: a assinatura :).

Pra quem quiser conhecer mais a respeito da loja ou quem sabe até comprar um item raro que no futuro valerá milhões visite: www.colecaoparticular.com.br e colecaoparticular.blogspot.com.

Por favor, deixem comentários! E até o próximo dia 9!

Mel

20090907

Expressões em nanquim aguado

Primeiro, começando minha caminhada aqui no Overlei, nada melhor do que me apresentar aos integrantes.
Sou diretor de arte e ilustrador e começo minhas postagens com minha principal paixão: a ilustração. Aqui vai um trabalho recente:


Update: link pra imagem maior:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Usei a técnica do nanquim aguado, e devo dizer que fazia muito tempo desde a última vez que eu usei tinta e pincel. O nanquim aguado é uma das técnicas que eu mais gosto, e que produzem um resultado muito bonito. O bacana dessa ténica é que você não tem lá muito controle da tinta. Ela tem espaço pra se misturar e espalhar livremente ainda mais sevocê humedecer a superfície antes, tipo aquarela. Acho esse não-controle sobre a tinta interessantíssimo. Dá um ar cru e um toque de liberdade ao trabalho.

Para essa peça em especial, tive duas influências principais: Lourenço Mutarelli e Will Eisner.



Mutarelli trabalha com o grotesco, o depressivo, a perda.


Eisner, o Mestre, trabalha com o real, o cotidiano, os pequenos detalhes que fazem da vida uma coisa maravilhosa (ou não).






Os dois tem a capacidade de contar toda uma história num único quadro. A expressividade dos desenhos de Mutarelli são impressionantes, assim como a narrativa dos de Eisner.





Espero que nesse desenho eu tenha conseguido mostrar alguma história apenas nessa cena.
Foram aproximadamente umas 5h de trabalho, entre rafear, esboçar, desenhar o lápis, preparar e passar a tinta. Demorou tanto principalmente pela minha falta de prática com o pincel, depois de tanto tempo. Mas o resultado final me agradou.

20090903

Rabo de Negativo

Vou começar de restos, já que o último trabalho ainda está em produção - um projeto com linguagem de video-clipe, mais livre para trabalhar, com menos briefings e roteiros estranhos.

Espero que mês que vem já esteja rolando, postarei alguns retratos que consegui fazer durante o processo. Por enquanto é material bruto, tenho que deixar quieto.

De resto é tudo, taí meu "rabo de negativo", uma ou outra foto que sobrou.

E como presente, um clipe com algumas fotos do momento em que passamos com um ônibus de 4,3m por baixo de uma ponte com 4,5m. Diversão.







20090901

Cadifo, a criatura

Galera, vou estrear com uma ilustra simples, mas singela, haha. Há umas semanas atrás, o Taira me mostrou um site bacanérrimo de character design. Uma comunidade, pra ser mais preciso. Se chama Mojizu, e qualquer um pode se cadastrar lá e mandar ilustras de criaturas.

Achei bem legal. Era uma pira que eu tinha quando eu era mais novo... Desenhar criaturas, e ficar inventando monstros que me surpreendessem. Uma fórmula que eu costumava usar era a de bater no liquidificador um bocado de características distintas de animais e ver o que saía. Gostava também de adicionar elementos não-animais, ou não-biológicos nas criaturas. Elas me pareciam mais originais quando esse fator estranho entrava.

Bom, aí me empolguei lá no Mojizu, hahaha.

Criei um monstro chamado Cadifo. Ele é um pouco temperamental, e muito curioso. Não gosta de chegar perto de líquidos inflamáveis, e tem habilidades especiais como visão especial, gás ultraquente e raios gama (que podem dar câncer, coisa séria). Os olhos dele não são sólidos - são gasosos, o que lhe permite uma visão privilegiada, e o torna um contemplador inato do mundo.


A descrição pokédex é imprescindível. Hahaha.

C'est ça!